Gangrena Gasosa + Inherence Jai Club - São Paulo - 11/05/2019


Gangrena Gasosa, a primeira e única banda de saravá metal do mundo, promove atualmente o seu mais recente trabalho, "Gente Ruim Só Manda Lembrança Pra Quem Não Presta" (2018) e realizou uma apresentação insana e divertidíssima no sábado do dia 11 de maio, no Jai Club, casa de shows localizada na região da Vila Mariana. A apresentação ainda contou com a presença do Inherence, grupo que realiza uma fusão pesadíssima de metal e hardcore. Quer saber tudo o que rolou nesse tremendo evento? Não deixe de ler as próximas linhas!


A casa abriu no final da tarde, um pouco depois do horário programado, que era 16h, mas nada disso atrasou o cronograma. Pouco depois que as portas se abriram, o quarteto do Inherence entrou em cena para mandar o seu som visceral e sem massagem. Formado em São Paulo, em 2016, o grupo é composto por Thiago Castor (vocal), Marcelo Liam (guitarra), B2 (baixo) e João Limeira (bateria). Conforme dito acima, a banda executa uma mescla intensa de metal com elementos de hardcore. O fruto dessa fusão brutal é uma massa sonora irrepreensível. Ainda que o público estivesse contido, o quarteto mandou muito bem o seu recado. Bem no começo da performance, Thiago desceu do palco e cantou de frente para os presentes, incentivando todos a chegarem mais perto e a prestigiarem a banda. Em poucas palavras, foi um excelente aquecimento para a atração principal.


Algum tempo depois, o momento mais aguardado da noite teria início: o show dos cariocas do Gangrena Gasosa! Ao som da introdução do novo disco, "Ponto de Abertura", surgem Zé Pelintra (vocal), Exú Caveira (guitarra), Pomba Gira (percussão), Exu Tranca (baixo), Omulu (vocal) e Alex Porto (bateria), os seis integrantes da banda, que rapidamente mandam a emblemática "Se Deus é 10 Satanás é 666", um hino presente no disco homônimo de 2011. Os fãs mais ávidos se aglomeram em frente ao palco e cantam a sua letra com muito gosto e em uníssono.

Na sequência, temos a nova "Gente Ruim", que manteve o mesmo nível da música anterior, com todos os presentes agitando. E falando em agitar, o caos tomou conta da pista nas clássicas "Surf Iemanjá", do obrigatório "Smells like a Tenda Spírita" (2000), "Black Velho" e "Quem Gosta de Iron Meiden Também Gosta de KLB". O moshpit comeu solto e com vontade nesses sons. Destaque total para os presentes que cantaram e agitaram incessantemente. 


Representando o mais recente trabalho da banda, "Carnossauro Diet" foi tocada em seguida, mantendo o clima deliciosamente violento e único da apresentação. Sem perder tempo, o sexteto manda a old school "Cambonos from Hell", pedrada presente na demo tape homônima de 1995, além de outra composição do último álbum, "Encosto". Apelando com força, Ângelo (vocal) e cia. mandam uma trinca de fazer inveja em muitas bandas por aí: "Matou a Galinha e Foi ao Cinema", "Exu Afirma Seu Ponto" e "Headbanger Voice". Porradaria define! 

"Darkside", outra represente de "Gente Ruim...", deu sequência ao show. Dona de uma letra absolutamente hilária, "Eu Não Entendi Matrix", fez todos dançarem e "causarem" como nunca. Outro ponto alto da noite! Antes de iniciar a música seguinte, Ângelo faz um breve discurso dizendo para todos se respeitarem, inclusive respeitar os amigos que possuem opções sexuais diferentes e tudo mais. Todos aplaudiram o vocalista, que anunciou a nova "Fiscal de Cu", recebida por todos como se fosse uma composição das antigas. Por outro lado, as coisas se tornam ainda mais caóticas em seguida, com a execução da "crássica" "Hardcore Gangrena DFC", que contou não apenas com um vigoroso moshpit, como também com stage dives de alguns fãs. 

Dedicada a todos os fãs de música pesada e suas vestimentas pretas, "Farda Preta de Caveira" foi a música seguinte do setlist e mais uma vez, foi extremamente bem recebida pelos fãs, que cantaram o refrão de forma vigorosa e agitaram sem parar. "Jogo do Bicho" veio na sequência e também fez bonito frente as demais pérolas que foram tocadas até o momento. Pra variar, essas duas últimas músicas também integram o novo trabalho do grupo. É sempre muito legal ver uma banda explorar o seu material mais recente ao vivo, diga-se de passagem, pois temos uma nova percepção de como essa nova compilação de sons soa ao vivo.


Tudo o que é bom, dura pouco e infelizmente chegamos na reta final do show. A antepenúltima música foi "A SuperVia Deseja a Todos uma Boa Viagem", composição "carinhosamente" dedicada a companhia ferroviária do Rio de Janeiro, cidade natal da banda. Sempre que a banda toca esse som aqui em São Paulo, Ângelo faz uma pequena adaptação na letra, substituindo SuperVia por CPTM, a empresa ferroviária da terra da garoa. O gran finale ficou reservado para o hino "Centro do Pica Pau Amarelo", que ainda contou com um dos presentes cantando o trecho marcante "Emília Pomba-Gira é uma boneca de vodú" ao lado de Ângelo e a nova "Saci", que contou com uma chuva de pipocas em todos os presentes. Forma mais que apropriada de encerrar a apresentação!

Extravagante. Inusitado. Insano. Perfeito! Todas essas qualidades definem o que é um show do Gangrena Gasosa, entretanto creio que ainda seja pouco para resumir a coisa toda. É recomendável tanto para os fãs como curiosos que nunca assistiram a banda ver uma apresentação dos cambonos from hell. Trata-se de uma experiência obrigatória e absolutamente impagável, algo que todo ser humano que aprecia som pesado deve passar ao menos uma vez na vida. Aplausos e saudações extras para a galera do Inherence, que assim como o Gangrena, manda muito bem o seu violento recado ao vivo. As duas bandas estão de parabéns e que venham mais gigs como essas para que possamos prestigiar no moshpit!

Integrantes:
Zé Pelintra (Ângelo) (vocal)
Exú Caveira (Minoru) (guitarra)
Pomba Gira (Gê Gaizeu) (percussão)
Exu Tranca (Diego) (baixo)
Omulu (Eder) (vocal)
Alex Porto (bateria)

Setlist:
1. Se Deus é 10 Satanás é 666
2. Gente Ruim
3. Surf Iemanjá
4. Black Velho
5. Quem Gosta de Iron Meiden Também Gosta de KLB
6. Carnossauro Diet
7. Cambonos from Hell
8. Encosto
9. Matou a Galinha e Foi ao Cinema
10. Exu Afirma Seu Ponto
11. Headbanger Voice
12. Darkside
13. Eu Não Entendi Matrix
14. Fiscal de Cu
15. Hardcore Gangrena DFC
16. Farda Preta de Caveira
17. Jogo do Bicho
18. A SuperVia Deseja a Todos uma Boa Viagem
19. Centro do Pica Pau Amarelo
20. Saci

Redigido por David "Fanfarrão" Torres

















Comentários