Living Colour Tropical Butantã - São Paulo - 14/06/2019


Um ano após sua última vinda a terras brasileiras, o quarteto nova-iorquino Living Colour retornou ao Brasil no mês de junho para celebrar os 31 anos de "Vivid" (1988), o emblemático álbum de estreia da banda veterana. Composto atualmente por Corey Glover (vocal), Vernon Reid (guitarra), Doug Wimbish (baixo) e Will Calhoun (bateria), o grupo realizou uma apresentação no Rio de Janeiro (13/06) e outra em São Paulo (14/06). Nas próximas linhas fanfarrônicas falarei detalhadamente a respeito de tudo o que rolou no show em São Paulo, portanto não deixe de embarcar nessa leitura.

O local escolhido para o show em São Paulo foi a casa de shows Tropical Butantã, situada na região do Butantã. A casa comporta muito bem espetáculos dessa proporção e possui fácil acesso ao metrô e certamente foi uma sábia escolha para rolar o show de Vernon Reid e cia. A banda de abertura foi o Remove Silence, quarteto paulistano composto por Danilo Carpigiani (vocal/guitarra), Ale Souza (baixo/vocal), Fabio Ribeiro (teclado) e Leo Baeta (bateria). O grupo tem uma proposta sonora muito sólida e convincente e indubitavelmente deixou uma ótima impressão em todos. Destaque total para sua hipnótica releitura para o clássico "Enjoy the Silence" (Depeche Mode). Em poucas palavras, uma excepcional abertura.


Pouco mais de 22h é hora da atração principal: Living Colour, uma das bandas de rock alternativo mais criativas e geniais desse planeta. Assim que os quatro integrantes surgem no palco, o público vai ao delírio. O cover de Robert Johnson "Preachin' Blues" inicia a apresentação de forma calorosa e prepara o terreno do que viria a ser o restante da performance. Por sua vez, Vernon Reid dedica o cover de "Who Shot Ya?" (The Notorious B.I.G.) a finada vereadora e militante Marielle Franco. Foi um gesto pra lá de nobre. Na sequência, o quarteto também toca a recente "Freedom of Expression (F.O.X.)". 


Então, eis que é hora do tão aguardado momento do show: o repertório especial de "Vivid". Finalmente é hora da banda executar o clássico disco na íntegra e todos estavam mais que ansiosos para ouvir essas composições serem tocadas. "Cult of Personality" é um hino que dispensa apresentações e certamente é a música mais conhecida da carreira do grupo estadunidense. Como sempre, sua performance fez todos se renderem e cantarem a plenos pulmões. Fatalmente um dos pontos altos do show. 


Na sequência, vieram todas as demais faixas do clássico álbum. Todas as músicas foram tocadas com pura maestria e vigor e o público certamente respondeu a tudo isso muito bem. Agora, honestamente, algo que particularmente me chamou muita atenção e considerei surreal foi a voz de Corey Glover. O vocalista está com 55 anos de idade e continua cantando horrores. O cara canta tanto quanto há 31 anos atrás. Sua voz é simplesmente inacreditável e totalmente fora de série. Outro ponto que merece ser mencionado foram as brincadeiras e diálogos entre Vernon e Corey durante o final do repertório de "Vivid". "Nada mudou, apesar do que você vê", disse Corey, em tom de brincadeira, falando a respeito de sua atual aparência. Já Vernon indagou "Ele não fica esplêndido em amarelo?", em referência ao terno amarelo que Corey vestia. Foi um momento bastante descontraído. 

Após todas as músicas de "Vivid" serem tocadas, foi a vez da banda tocar alguns clássicos. Primeiro, tivemos um competente e vibrante solo de bateria de Will Calhoun que fez os fãs pirarem e na sequência, rolaram as pérolas "Love Rears Its Ugly Head", "Elvis Is Dead", que ainda contou com uma palhinha de "Hound Dog" (Big Mama Thornton) e "Type", que foi executada de forma ainda mais rápida e energética que sua versão de estúdio e encerrou de forma apoteótica essa brilhante apresentação.


Surreal. Sobrenatural. Perfeito. Essas três palavrinhas definem bem a experiência de se assistir a um show do Living Colour. Os quatro integrantes se destacam monstruosamente, entregando performances absurdamente magníficas. Eis aqui um show que foi além de minhas espectativas. Recomendo a todos que tiverem a oportunidade assistir a uma apresentação desses senhores. É uma experiência que vale totalmente a pena. Que o Living Colour retorne para nosso país muitas e muitas vezes! 


Integrantes:
Corey Glover (vocal)
Vernon Reid (guitarra)
Doug Wimbish (baixo) 
Will Calhoun (bateria)

Setlist
1. Preachin' Blues (Robert Johnson cover)
2. Who Shot Ya? (The Notorious B.I.G. cover) 
3. Freedom of Expression (F.O.X.)
4. Cult of Personality
5. I Want to Know
6. Middle Man
7. Desperate People
8. Open Letter (To a Landlord)
9. Funny Vibe
10. Memories Can't Wait (Talking Heads cover)
11. Broken Hearts
12. Glamour Boys
13. What's Your Favorite Color? (Theme Song)
14. Which Way to America?

Encore:
15. Drum Solo
16. Love Rears Its Ugly Head
17. Elvis Is Dead (with "Hound Dog" snippet)
18. Type

Redigido por David "Fanfarrão" Torres

Comentários