No domingo do dia 26 de maio rolou uma insana apresentação dos veteranos do hardcore Ratos de Porão. A histórica banda paulistana está em turnê comemorativa de 30 anos do clássico disco "Brasil" (1989), obra essa que soa mais atual do que nunca nos dias de hoje. O restante do cast ainda contou com a presença das também bandas paulistanas Cerberus Attack, Xico Picadinho e Wiseman. Quer ficar por dentro de tudo o que rolou no evento? Então não deixe de se aventurar pelas linhas seguintes.
Por volta das 16h o evento teve início. A primeira banda a se apresentar foi o Cerberus Attack, um dos mais proeminentes representantes do thrash metal da cena independente. Formada atualmente por Jhon França (vocal/guitarra), Marcelo Araujo (guitarra/backing vocals), Marcelo Maskote (baixo/backing vocals) e Bruno Morais (bateria), a banda, que atualmente comemora 10 anos de trajetória, promove atualmente o seu primeiro full-length "From East with Hate" (2017), pedrada que não fica nada atrás do que é lançado na gringa em termos de thrash metal.
O primeiro moshpit do evento teve início logo no show da banda, com direito a alguns dos presentes girando pela pista. O repertório da apresentação contou com composições como "Get Thrashed ör Die Trying", "Face Reality", "Welcome to Destruction", "Dirty City", "Natural Desaster", "Just Thrash", "East Side Thrashers", "Moshers", além do cover do hino "Bonded by Blood" (Exodus), na qual alguns fãs subiram ao palco e assumiram o microfone. É sempre muito legal ver o público ter um feedback tão positivo e o Cerberus certamente fez por merecer. E claro, como não poderia deixar de ser, não deixaram de mandar um sonoro "Pau no cu do Bolsonaro".
Às 17h foi a vez do Xico Picadinho subir ao palco para mandar o seu grindcore primitivo e ensurdecedor de ouvidos sensíveis. Formado por Rafael (Jabu) (guitarra), Henrick Marques (bateria/backing vocal), Bruno Floriano (baixo) e Hugo Ribeiro (vocal), a banda fez uma apresentação visceral, crua e perfeita, que contou as composições "Cavernoso Banquete Sagawa", "Este Mundo Vai Cair", "Era da Auto-Aniquilação", "Altar de Ossos e Carcaças", "Morto por Dentro", "Bulbo Negro", "Tudo Está Apodrecendo", "Putrid Secrets in the Eyes of the Serpent", "O Vovô Que Comia Criancinhas" e "Epílogo". O moshpit estava ainda mais generoso e violento durante a performance do quarteto, como já era de se esperar. Um momento um tanto engraçado foi quando um dos fãs ofereceu um pouco de Corote para o vocalista Hugo Ribeiro, que prontamente aceitou.
É importante mencionar que o baterista Henrick Marques enfatizou a postura antifascista da banda e tal como o Cerberus Attack, não deixou de mandar um sonoro "Pau no cu do Bolsonaro". É sempre muito bom ver bandas se posicionando e jamais economizando críticas ou se censurando de expor a sua opinião acerca de assuntos sócio-políticos e em meio a essa onda desagradável de neofascismo que nos assola, é de suma importância jamais nos calarmos.
Cerca de 17h50, sobe ao palco o Wiseman, o grupo mais "light" do evento. Composto por Thiagones (vocal/guitarra), Luiz Chagas (bateria) e Paulo Sepúlvida (baixo), a banda executa um hardcore melódico competente e influenciado por diversos nomes de peso, tais como Minor Threat e Fugazi até Nirvana e Mudhoney. O repertório executado pelo power trio contou com as composições "Weight", "Iron Trees", "Betrayal", "Shut Up and Listen!", "Factory Floor", "Be Natural", "Ballistic", "Fast + Short" e "Mud", todos sons presentes no álbum de estreia do grupo, "Mind Blown".
E finalmente, às 19h20, é hora da atração principal do evento: o Ratos de Porão. Todos já estavam mais do que ansiosos para ver o quarteto destruir tudo e de fato, foi exatamente isso que a banda fez, como sempre. Um forte coro tomou conta do local pouco antes da banda começar a tocar. Falo do coro "Ei, Bolsonaro! Vai tomar no cu!", coro esse que claramente deixou a banda ainda mais animada para tocar. Jão (guitarra), João Gordo (vocal), Boka (bateria) e Juninho (baixo) já estavam no palco quando o tema "O Guarani" ecoou dos P.A.s e bastou João Gordo anunciar a primeira música do set, "Amazônia Nunca Mais" para o terror tomar conta da pista.
A banda está em turnê comemorativa do 30º aniversário de seu quarto álbum de estúdio, "Brasil" e a primeira parte do setlist consistiu evidentemente na execução do repertório do disco na íntegra. A execução, como podem imaginar, foi estupenda, com direito a todos os presentes cantando as letras e devastando tudo no moshpít e nos alucinados stage dives. Aliás, "Brasil" é aquele tipo de obra na qual boa parte de suas letras poderiam ser facilmente adaptadas para os livros escolares, uma vez que soam extremamente pertinentes em nossa conturbada e extremamente complexa realidade atual.
Após tocarem todas as músicas de "Brasil", o tema "Reunião de Bacana", som que marcou época pela banda Os Originais do Samba, ecoou pelos P.A.s. Alguns minutos depois, era hora da segunda parte do show se iniciar. Talvez nem todos se recordem, mas o controverso álbum "Just Another Crime... in Massacreland" (1994) completou nesse ano o seu 25º aniversário e nessa segunda parte da apresentação, o quarteto executou algumas pérolas para celebrar os 25 anos desse registro. As músicas escolhidas foram "Bad Trip", "Diet Paranoia" e "Quando Ci Vuole, Ci Vuole!", composições que merecem todos os elogios possíveis e não ficam atrás de nada presente no vasto catálogo do RxDxPx. O restante do encore ainda contou com os petardos "Morrer", "F.M.I.", "Crocodila", "Sofrer", "Crucificados Pelo Sistema" e "Obrigando a Obedecer". Pra variar, foi outra grande apresentação da banda, como de costume.
Em poucas palavras, foi um tremendo evento e a melhor parte foi o fato de ter sido gratuito. É sempre muito bom poder prestigiar bandas desse calibre, ainda mais na faixa e que venham muitos outros shows desse naipe, pois certamente estaremos presentes para prestigiar.
Integrantes:
Jão (guitarra)
João Gordo (vocal)
Boka (bateria)
Juninho (baixo)
Setlist:
1. Amazônia Nunca Mais
2. Retrocesso
3. Aids, Pop, Repressão
4. Lei Do Silêncio
5. S.O.S. País Falido
6. Gil Goma (Homicídio, Latrocínio)
7. Beber Até Morrer
8. Plano Furado II
9. Heroína Suicida
10. Crianças Sem Futuro
11. Farsa Nacionalista
12. Traidor
13. Porcos Sanguinários
14. Vida Animal
15. O Fim
16. Máquina Militar
17. Terra Do Carnaval
18. Herança
19. Bad Trip
20. Diet Paranoia
21. Quando Ci Vuole, Ci Vuole!
22. Morrer
23. F.M.I.
24. Crocodila
25. Sofrer
26. Crucificados Pelo Sistema
27. Obrigando a Obedecer
Redigido por David "Fanfarrão" Torres











Comentários
Postar um comentário