Questions + Statues on Fire Sesc Pompeia - São Paulo - 04/10/2019


A noite de sexta-feira do dia 04 foi regada ao bom e velho hardcore punk no Sesc Pompeia, cortesia das bandas Questions e Statues on Fire, que realizaram apresentações pra lá de competentes e irrepreensíveis. Quer saber tudo o que rolou nesse baita evento? Pois não deixe de se aventurar pelas próximas e fanfarrônicas linhas!

Por volta das 21h45 teve início a apresentação do Statues of Fire, grupo formado em 2013, em Santo André. Ainda que a casa estivesse pouco cheia até então, a banda, composta por André Alves (vocal/guitarra), Lalo (baixo), Regis Ferri (guitarra) e Alex (bateria), realizou uma performance pra lá de competente e que certamente teve um ótimo feedback por parte dos presentes. O repertório do quarteto contou com composições como "Failure", "Free Sample", "Time Stans Still", "No Tomorrow", "Marielle", "Phoenix", "You Shattered" e "Lay on Others". Em "Marielle", o frontman André Alves exibiu uma camiseta com a estampa do rosto da finada vereadora Marielle Franco (1979 – 2018), um gesto simples, mas que vale mais do que mil palavras. Vale mencionar também que uma pequena parcela do público começou a agitar mais da metade para o final do show, entretanto, o feedback do público como um todo foi muito positivo.




E então, às 22h45 era hora dos veteranos paulistanos do Questions mandarem o seu hardcore visceral. Um introdução climática preparou o terreno e em questão de segundos, os integrantes Pablo Menna (guitarra), Edu Andrade (vocal), Helio Suzuki (baixo) e Duz Akira (bateria) entram em cena. O frontman Edu Andrade diz que esse é o primeiro show após a turnê no México, pede para todos se aproximarem, algo que fez durante boa parte da apresentação e já emendam tocando "Lutar" e "Achismo", duas faixas do novo trabalho da banda, "Libertatem!", primeiro disco da banda na qual as letras são em português e os caras acertaram a mão em cheio, como sempre. Por sinal, é importante destacar como as composições soam ainda melhores ao vivo. Na sequência, ainda tivemos "The Victory Speech" e "Born and Raised", ambas do ótimo "Rise Up" (2009). 


Na sequência, o quarteto manda as novas "Questionamentos" e "Exclusão" e Edu ressalta que somos a resistência e que hardcore não é sinônimo de segregação, promovendo também agradecimentos ao público e ao Statues on Fire. Como já é de lei, ainda rolou um bom e sonoro "Foda-se" ao "excelentíssimo" presidente da República Jair Messias Bolsonaro. Depois, Edu faz uma menção ao longa metragem "Bacurau" (2019), destacando um trecho do filme que aborda questões raciais. O frontman acrescenta que aqueles que são contra o racismo fazem parte de seu círculo de amizades. Após esse discurso, é a vez da curta, porém mortal "S.P.H.C.", na qual vários fãs tomam o microfone de assalto. Aliás, algo muito importante de ser pontuado num show desse porte é a interação do público como um todo, principalmente o público feminino, que representa muito bem e merece todo respeito e apoio. O machismo, assim como o racismo, o fascismo e a homofobia, não possuem vez no hardcore. Ponto final.



Em seguida, tivemos uma sequência generosa de músicas do novo disco, sendo elas "Tempus", "Florar", "Veteranos" e "Rapina". Durante a performance, Edu pede para todos se aproximarem e é tirada uma foto de todo o público reunido com a banda em frente ao palco. Finalizando o show, ainda foram tocadas "Discord" e "The Same Blood", de "Pushed Out... of Society" (2015), "Life is a Fight", do disco homônimo de 2011 e o cover "Aprendi a Odiar", do Inocentes, que por sinal é a última faixa do novo trabalho dos caras.

Em poucas palavras, foi uma noite perfeita e regada ao melhor do hardcore punk. As duas bandas representaram muito e os fãs também tiveram um papel muito importante e fundamental como sempre nesse tipo de performance. Mais uma vez, o Sesc Pompeia nos proporcionou outro rolê digno de nota. Que continuem assim, pois certamente estaremos presentes para prestigiar diversas outras apresentações desse naipe.




Statues on Fire

Integrantes:
André Alves (vocal/guitarra)
Lalo (baixo)
Regis Ferri (guitarra) 
Alex (bateria)

Setlist:
1. Failure
2. Free Sample
3. Time Stand Still
4. Rescue Me
5. No Tomorrow
6. Living
7. Marielle
8. Nothing
9. Statues
10. Rules on Demand
11. You Can't Tell
12. Phoenix
13. You Shattered
14. Flying Boats
15. Lay on Others

Questions

Integrantes:
Pablo Menna (guitarra)
Edu Andrade (vocal)
Helio Suzuki (baixo) 
Duz Akira (bateria) 

Setlist:
1. Lutar
2. Achismo
3. Victory
4. Born and Raised
5. Questionamentos
6. Exclusão
7. S.P.H.C.
8. Tempus
9. Florar
10. Veteranos
11. Rapina
12. Discord
13. The Same Blood
14. Life is a Fight
15. Aprendi a Odiar (Inocentes cover)

Redigido por David "Fanfarrão" Torres


Comentários